Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

8 de novembro de 2009

Folha De São Paulo: Todo Mundo Em ‘Pânico’!

Humorístico “Pânico na TV” esquenta a briga pela audiência nos domingos à noite com novos quadros e estratégia que concentra os intervalos e o merchandising no começo da atração
Imagem
À frente, Alan Rapp, diretor do "Pânico na TV'; atrás, os humoristas Daniel Zukerman, Emílio Surita e Evandro Santo, num dos estúdios em que trabalham
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Na guerra pela audiência dos domingos à noite, o diretor do “Pânico na TV”, Alan Rapp, tem uma estratégia clara: perder no começo para ganhar no fim. “A missão é fincar nossa bandeirinha no primeiro lugar, mesmo que a tirem depois”, conta.
A tática vem surtindo efeito. Nas últimas sete semanas, o humorístico conquistou por alguns minutos (24, no máximo) a liderança do horário em que é exibido (aproximadamente, das 21h às 23h30 do domingo).
O “Pânico” é também responsável pelas duas maiores audiências da RedeTV! -aos domingos, com média de 11 pontos desde agosto, e nas reprises, às sextas, com oito pontos (um ponto equivale a 1% do total aproximado de domicílios com TV na Grande SP).
Essa tarefa, contudo, não é fácil. Além de competir pelo Ibope com o “Fantástico”, na Globo, o “Programa do Gugu”, na Record, e o “Programa Silvio Santos”, no SBT, o “Pânico” tem que alavancar a audiência de sua própria emissora. O esportivo “Bola na Rede”, que o antecede na grade, terminou no último domingo com três pontos no Ibope. Em menos de cinco minutos de “Pânico”, a audiência já havia dobrado.
Ainda assim, o “Fantástico” segue com média acima de 20 pontos em 2009, confortável na liderança do Ibope. O “Pânico” vem disputando o segundo lugar com a Record e, aos poucos, cria vantagem sobre o SBT.

Mudanças
Sob a direção de Rapp desde maio de 2008, o programa passou por algumas alterações. Novos quadros foram adicionados, como “Amaury Dumbo” (interpretado por Carioca) e “Dicas com Marcos Chiesa” (similar ao “Jackass”). Outra mudança está na forma de conduzir o programa.
Rapp agora concentra merchandising e intervalos no horário inicial, ficando mais solto, quase sem comerciais, a partir das 22h. A metáfora que o diretor escolhe para a explicação é a do cavalo de corrida: “Nosso cavalinho sempre disputa o minuto a minuto. Para ir bem, precisa de cada vez mais matérias, é o alimento dele”.
E o que come esse cavalo? “Nosso arroz com feijão são as matérias da dupla Vesgo (Rodrigo Scarpa) e Silvio (Wellington Muniz), da Sabrina Sato e do Christian Pior (Evandro Santo). A partir daí, vamos acrescentando mais coisas ao prato”, revela Rapp.
Para Emílio Surita, apresentador do “Pânico”, a atração hoje é quase um “Fantástico” de humor. “Nós acabamos cobrindo política, esportes, eventos”, conta. Outro ponto que Surita considera favorável é o jeito espontâneo: “As pessoas olham e dizem: “Eu poderia fazer isso”.”.
Mônica Pimentel, superintendente artística da Rede TV!, considera que o programa -desde 1993 na rádio Jovem Pan FM, com estreia na TV em setembro de 2003- começou a se consolidar em 2004 com as “Sandálias da Humildade”, em que Vesgo e Silvio perseguiam celebridades que os esnobavam, como Jô Soares e Luana Piovani.
paniconatv
A diretora nacional de mídia da agência de publicidade F/ Nazca, Lica Bueno, considera que a estratégia do “Pânico” para alcançar o primeiro lugar pode ser incômoda para os anunciantes. “O anunciante compra um “break” com base na audiência média do programa, mas tem sua campanha veiculada nos momentos em que o ibope é mais baixo”. Bueno ressalta que anunciantes internacionais não gostam desse método.
Mestre e Aprendiz
Como nos filmes de ação, o domingo à noite vive uma disputa entre um mestre e um aprendiz que tenta superá-lo. Rapp trabalhou com Homero Salles, atual diretor de Gugu na Record, no “Domingo Legal”, do SBT, na década de 90.
“Aprendi muito com o Homero na análise da audiência em tempo real. Quando era assistente dele no SBT, estendíamos os números musicais conforme o ibope subia”, diz Rapp.
Homero Salles, em seu Twitter, zomba das seguidas referências a cavalos feitas por Rapp: “Quando o Alan trabalhava comigo, eu o chamava de cavalo. Acho que traumatizou…”, escreveu.

Desrespeito “moleque”
Para Tania Montoro, professora da UnB, o “Pânico na TV” não representa bem a imagem feminina. Montoro diz que “o humor sempre serviu à naturalização de estereótipos de classe, de sexo e de gênero, e não há nada mais antigo do que juntar -para naturalizar- sexo, política e entretenimento”.
Eugênio Bucci, professor de jornalismo da USP, discorda: “O desrespeito “moleque” do “Pânico” é um traço comum aos humorísticos. Não dá para pensar em um formato como esse que seja edificante, pois zomba de tudo e de todos”.
Bucci acredita que o diferencial da atual fase do “Pânico” é a esculhambação geral, a desmistificação do mundo das celebridades, sem que esse seja o objetivo do programa. “Ao fazerem uso do escracho, do jeito zombeteiro e sem cerimônias, mostram a baixaria, o ridículo que há nos outros.”
O professor da USP destaca: “O “Pânico”, com uma renovação estética e a antecipação de tendências, está se credenciando para virar “mainstream” -que observa o entorno para incorporá-lo depois”. Contratados da Rede TV! até 2012, resta saber se o programa passará -e sobreviverá com graça- por esse processo.

Diretor analisa Ibope em tempo real e compartilha mensagens pela internet
(COLABORAÇÃO PARA A FOLHA)

São 17h do domingo, dia 1º de novembro. Alan Rapp, diretor do “Pânico na TV”, chega à nova sede da Rede TV!. “Estou preocupado. Acho que hoje vai ser um dia difícil para nós”, diz à reportagem da Folha, que acompanhou a rotina de trabalho do dia em que o programa vai ao ar.
Os motivos para tanto? A polêmica detenção de Zina, o ex-guardador de carros responsável pelo bordão “Ronaldo, brilha muito no Corinthians”, durante a semana por porte de drogas é um deles. Os outros são o bom tempo, com poucas nuvens em São Paulo, e o feriado de Finados no dia seguinte.
Daniel Peixoto, que trabalha na produção do programa e interpreta o personagem Alfinete, tem opinião parecida: “Se nossa semana tivesse sido difícil, estaria boa demais”.
Começa a atração. Rapp, que ri pouco, está sempre de olho no monitor com medição em tempo real do Ibope. Além disso, posta frequentes comentários sobre a audiência em seu Twitter, via celular. “Estamos em segundo, com 4 pontos atrás da Globo, pocotó, pocotó…”, escreveu em uma das mensagens.
Pouco antes das 21h40, Rapp chama o último dos três intervalos que têm que fazer. “Estou fazendo uma aposta. Eu poderia passar o Gugu agora, mas o que quero mesmo é chegar ao primeiro lugar”, confessa.
Pânico na TV em 1º Lugar!
O plano dá certo. Depois de alcançar a liderança, durante matéria especial sobre Zina, perto das 23h, ele se solta: “Põe aquele recado para o Gugu”, pede a um dos integrantes da equipe. Logo aparece na TV a mensagem: “Um salve para o Gugu e o Homero da Xurupita!”, em referência aos rivais da Record, que chegam a ter metade da audiência do “Pânico” por alguns momentos.
Pouco depois, toca o seu telefone. É alguém da produção do “Programa do Gugu”, em referência à provocação que fez. “Somos todos amigos, a gente se conhece. Tem espaço para essa brincadeira, que é sadia”, diz Rapp, o último a deixar a sala, com a sensação de mais uma missão cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário